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A busca pelo preço perfeito.

Olá Galera,

hoje venho falar de um assunto um tanto quanto “polêmico” e que tem feito com que eu pense mais sobre mercado, cliente, nicho de atuação e investimentos.

O que mais se vê hoje em dia são fotógrafos reclamando de preço, inclusive vi um comentário falando que 80% dos clientes querem preço baixo…
Eu discordo completamente desta teoria e afirmo que hoje, felizmente, existe um percentual maior que 20% que procura QUALIDADE e PAGA BEM por ela…

Mas Allan, eu cobro X e fecho poucos casamentos, o quê fazer?
– Entenda seu cliente e ofereça o que ele busca, converse com ele e monte um plano personalizado.
– Ter um valor muito abaixo do mercado fará com que seu cliente desconfie da qualidade e honestidade da sua empresa.
– Ter um valor muito acima do mercado fará você fotografar poucos casamentos, mas com mais qualidade, mas você só poderá fazer isto quando for referência de mercado.

Mas Allan, você envia o orçamento por e-mail para o cliente?
– Sim, eu envio, pois meu orçamento é um pouco diferente dos orçamentos dos meus colegas, logo o cliente já tem a idéia de quanto eu cobro e se ele estiver disposto a investir este valor entrará em contato comigo, caso contrário buscará um outro fotógrafo (assim eu poupo o tempo dele).
– Mas, e existe sempre um mas não é mesmo? Enviando o orçamento antes eu perco a chance de conhecer o cliente, encanta-lo e persuadi-lo com meus álbuns e minha confiança em meu trabalho. Minha dica: você que responde poucos orçamento por mês, visite todos os clientes e converse com eles, pois as chances de fechar contrato aumentarão significativamente.

Mas Allan, na minha cidade tem gente vendendo o CD com as fotos por 200,00 reais, o quê fazer?
– Em todos mercados existem as empresas que cobram muito abaixo e trabalham no limite entre a falência e a sobrevivência, mas existem, também, as empresas que ganham muito bem com seus trabalhos e elas coexistem atendendo um nicho diferente de mercado.
Ou seja, a empresa que cobra muito pouco não afeta a que cobra um valor mais condizente com seus investimentos.

Resumidamente: você atende quem você está disposto a atender e a quem seu trabalho possa valer tal investimento.

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