11117109_1580602108864770_712694512_n

F.A.Q Fotografia de Casamentos

fazia tempo que não escrevia em um blog e confesso que foram dois os motivos:

1- não havia tempo;

2- não havia tema.

Volto hoje para responder algumas das perguntas que mais recebo no meu insta, face e email… e que tenho certeza que será muito interessante e fará você pensar mais sobre a importância da fotografia para a sua vida e para o seu futuro como fotógrafo (profundo não? hehe).

Vamos começar… vou enumerar para ver o quanto de perguntas eu também tinha quando iniciei a jornada na fotografia.

1 – Quais câmeras você usa? Hoje 3 – 5D Mark III, 6D e 6D Mark II.

2- Quais lentes você usa? Hoje 4 – 16-35 2.8L Canon, 24 1.4 L Canon, 50 1.4 Sigma Art e 70-200 2.8L Canon.

3- Quais flashes você usa? 600 EX RT, 580 EX II, METZ CT-45 e FRATA 100.

4- Quais rádios você usa? YN622c, YN622c-TX e YN-E3-RT

5- Quais Cartões de memória utiliza? Sandisk Extreme PRO e Lexar Professional.

6- Qual seu computador de edição? MacBook Pro i7 2.3 com 16 Giga de Ram.

7- Qual formato de arquivo usa? SEMPRE RAW.

8- Como faz seu backup? Servidores Nas em casa (da D-Link e Seagate), além disso faço na Nuvem em JPEG. Não saio do casamento sem ter feito antes um backup no Note e outro no HD externo e também não apago dos cartões até ter feito novamente o backup dos arquivos em casa e ter visto todas as fotos para ter certeza que não esqueci de passar nenhum cartão (ponto importante: eu mesmo faço isso, pois se houver algum erro só poderei culpar a mim mesmo).

9- Quantas pessoas vão contigo fotografar casamentos? No mínimo eu e + 2 pessoas (3 no total né hehe) e são divididos em: dois fotógrafos (eu+1) e um auxiliar (que também é fotógrafo, mas que nesse momento está lá fazendo a luz para mim ou para o outro fotógrafo que está comigo).

O máximo que já fomos foi em 5 fotógrafos e 3 auxiliares, sendo que um fotógrafo estava encarregado de fotografar a decoração da igreja e do salão, um fotógrafo cobria de tudo um pouco (esse era eu) e os outros 3 acompanhavam as noivas (sim eram 3 casais e 550 convidados).

10 – Você usa flash na igreja? Sim, normalmente em TTL compensando para mais ou para menos, tem uma super aula sobre isso no meu canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4UmSzxznklo

11- Quais fotos não podem faltar em um casamento? Olha, são tantas que eu já fiz algumas aulas (mas infelizmente elas já saíram do ar, pois fazem parte do meu curso completo sobre fotografia de casamentos, mas calma… tem meu checklist com todas as fotos que não podem faltar.) Para pegar o cheklist é só clicar aqui, colocar seu nome e email e pronto:  http://bit.ly/checklistcasamentoAllan

12-  Como você vai vestido? Eu vou de terno ou de roupa igual aos convidados, quero passar despercebido, mas essa é a minha forma… prefiro ficar de acordo com a ocasião.

13- O que preciso aprender para fotografar casamentos? Primeiro de tudo fotografia (hehehe), eu começaria entendendo minha câmera, conhecendo todos os botões e funções dela, depois iria para luz, composição e finalizaria com edição.

Mas estou sendo bem sucinto, se você analisar friamente… vai precisar saber (além do já disse antes) direção, pose, contrato, marketing, vendas e finanças…

14- Ainda é possível ter destaque na fotografia, tendo em vista que os trabalhos estão bem parecidos tecnicamente? Olha, justamente por isso é possível sim. Os trabalhos estão muitos parecidos e você deve buscar o seu diferencial, se você focar em fazer o que não fazem você terá destaque.

15- Fotógrafo ou empresário? OS DOIS! Se você for um baita fotógrafo, mas for um péssimo empresário… vai ter um trabalho lindo, mas não vai conseguir pagar os boletos.

16- Quantas fotos você faz e entrega para o cliente? Eu faço em torno de 4mil fotos por casamento (nossa não é muito? sim é, mas eu não entrego tudo), porém eu entrego em torno de 700 imagens. Nossa que pouco aproveitamento, sua câmera deve sofrer… olha, o cliente me paga bem para eu poder trocar de câmera, mas isso nem vem ao caso. O importante de tudo é você além de fazer o bom e velho feijão com o arroz, você precisa criar, testar, se arriscar e as vezes me arriscando eu consigo imagens interessantes, as vezes não e ta tudo bem… afinal somos artistas e artistas também erram (sim eles erram, pode ter certeza). Você sabe a diferença do fotógrafo BOM pro fotógrafo RUIM? O Ruim mostra todas as fotos, o bom seleciona as melhores para mostrar.

17- Você faz contrato? Claro, sempre, até para ensaios ou situações de eventos menores. O contrato é o documento que irá garantir que as partes recebam o que devem receber, nem mais, nem menos… apenas o justo… Mas minha dica: sempre entregue o algo a mais par ao seu cliente, pode ser um mimo, algumas fotos extras, algo que ele jamais irá esquecer… esse é o segredo para ter clientes fiéis e fãs do seu trabalho.

18- Quantos casamentos você fotografa por ano? Eu já fotografei mais de 270 casamentos, e já tive um ano que fotografei 55 casamentos (e digo para todos que jamais voltaria a fazer tantos casamentos em um único ano), para você ter uma ideia no mês de novembro (do ano que fiz 55) eu fotografei 13 casamentos, sim 13 em um único mês e tive a sequência de 3 casamentos (um sexta, um sábado e um domingo), além disso fotografei 96 ensaios… UFA, mas passou.

Hoje eu faço 2 casamentos por ano e 15 ensaios… meu foco está em passar minhas experiências (tanto negativas quanto positivas) para os novos fotógrafos que precisam de um guia.

19- Quanto tempo você fica no casamento? Depende, o meu recorde foi +-16 horas (sim 16 horas), mas a média é de 6-8h, tendo casos de ter ficado apenas 4 horas (um casamento que não teve festa e os convidados foram embora logo), mas normalmente meus contratos não são por hora, são por trabalho (claro que sempre coloco um limite de horas para não ultrapassar ou para não ter problema com algum cliente que tenha entendido errado).

No meu contrato está descrito que começo a fotografar na hora da maquiagem da noiva e que termino de fotografar quando já foram feitas as fotos protocolares da festa).

20- Você recomenda parcerias? SIM, foi a forma que eu cresci mais rápido, quando um parceiro indica teu trabalho ele está dando o SELO de qualidade dele para você. Ou seja: se ninguém te conhece HOJE, tenta parceria com alguém que seja conhecido pelas noivas e um dia você também será, mas antes você receberá muitas indicações dessa pessoa e se você fizer um bom trabalho esses clientes irão indicar você para os amigos, familiares e a todos que eles tiverem oportunidade.

21- Com quem fazer parcerias? Casas de festas, cerimonial, igreja, decorador(a), make, bolo, cinegrafistas, etc… TODOS OS FORNECEDORES DE UM CASAMENTO. Sabe pq? Imagina o cliente indo na igreja e o pessoal de lá recomendando o teu nome, depois ela vai na casa de festas e adivinha? Indicam você também, depois no cinegrafista, etc, etc… esse casal vai “SE OBRIGAR” a pedir um orçamento teu e estará muito propenso a fechar contigo, afinal se todo mundo fala bem é por que deve ser bom.

22- Você recomenda inversão de risco para casamentos? OLHA, eu não recomendo para nada. Mas é uma forma de você ter muitos trabalhos, não necessariamente muito lucro. Mas para quem deseja ter muitos trabalho é uma saída. (MAS EU NÃO RECOMENDEI, OK? hehehe)

23- Como atrair clientes? Simples, tenha parceiros, tenha um bom trabalho, faça o seu melhor, crie uma experiência para cada cliente, faça seus clientes se sentirem nas nuvens quando fotografa-los… estamos na era das experiências e emoções, já sei foi o tempo que a melhor foto garantia os melhores clientes clientes, a experiência que eles vivenciam com as suas fotos é o mais importante de tudo. Foque em todos os detalhes, mime o seu cliente, afinal ele será o seu maior divulgador…

Bom, por hoje é só galera!

Em breve atualizarei com mais.

Um forte abraço,

Allan

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *